quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Workshop Tetu

A idéia de fazer um evento de comemoração para os 5 anos da Tetu surgiu em setembro de 2009.
A idéia evoluiu, a gestão mudou, o tempo passou, e há 8 meses a diretoria da Tetu começou a organizar o evento ocorrido dia 27 de outubro.

A idéia era promover um evento de formação diferenciado, que resumisse o objetivo da Tetu e terminasse com um momento de confraternização entre alunos, professores e parceiros.

Oficina Lendo a Cidade
A proposta era fazer um evento grande, organizado para metade dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Oficinas, palestras e mesa redonda.

A temática? Vivência profissional em Arquitetura e Urbanismo.

Queríamos levar aos alunos uma leitura da vida profissional, com opinião e visão de profissionais de diferentes áreas do meio. Pluralidade.
Oficina Acabamento de Obras
Escolher o tema das oficinas de acordo com o desejo dos alunos.
Assuntos pouco explorados.
O objetivo das oficinas foi instigar, apresentar, fomentar a curiosidade sobre o assunto.

Oficina Interiores
A oficina de Patrimônio aconteceu na Estação Ferroviária e contou com a presença de professores convidados e da nova chefe do Departamento de Cultura e Patrimônio de Viçosa

A oficina Acabamento de Obras apresentou detalhes da construção e da fase de acabamento, que só a experiência faz conhecer.

A oficina Lendo a Cidade promoveu discussões e a análise da cidade de Viçosa com um olhar mais apurado.

A oficina Interiores instigou a observação de detalhes de projetação que são às vezes esquecidos. Visitar uma loja de mobiliário com mais consciência ajuda visualizar o resultado.

Ciclo de palestras no auditório do Centreinas

A tarde aconteceu o ciclo de palestras: Emprrendedorismo na Arquitetura, IAB/CAU e Escritório de Arquitetura. Foram convidadas pessoas diretamente envolvidas com o tema para apresentar esses assuntos que tanto interessam aos arquitetos.

Público presente na Mesa Redonda
 A noite aconteceu a mesa redonda, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
Um momento de reencontrar colegas, ex-alunos e conversar sobre os caminhos que são apresentados ao arquiteto recém formado.
Convidados da Mesa Redonda: ex-alunos, profissionais de diferentes áreas
Os convidados atuam hoje em diferentes áreas, trabalhando com projetos arquitetônicos, consultorias culturais, design gráfico...
Pose-se observar a diversidade do leque apresentado ao Arquiteto e Urbanista. Nessa parte do Workshop foi apresentada apenas uma parte desse leque.

Numa conversa informal foi hora de tirar dúvidas e conversar sobre o cotidiano profissional e tirar um pouco dos medos da formatura.

Coquetel de confraternização
Finalizando o Workshop Tetu, aconteceu coquetel de confraternização no hall do DAU. Comida, bebida, música e bate-papo.
Foi hora de interagir e conversar sobre esse dia com tantas opções.

Gestão Tetu - Transição 2010/2011
Dia 27 também foi o dia da apresentação da nova identidade da Tetu.
Novo logo, novo material publicitário, novas ferramenas online e em breve novos canais da diálogo.
A Tetu apresenta uma cara nova, efetivando uma nova posição de qualificação e profissionalização.

Depois de tantos meses de trabalho, é muito bom ver que o evento deu tão certo.
Quem sabe não venha um Workshop Tetu II por aí?

domingo, 17 de outubro de 2010

Divulgação do Workshop

A divulgação para o Workshop Tetu foi pensada para acontecer em quatro fases.

A primeira fase foi de pré divulgação.
No final de outubro, antes do feriado de aniversário da cidade, a campanha foi lançada com o objetivo de despertar curiosidade e interesse.
Com poucas informações, foram fixados cartazes e equipamentos publicitários no Departamento de Arquitetura.
O objetivo nesse momento era avisar que o Workshop iria acontecer, mas sem dar muitas informações.

Na segunda fase, todo material publicitário do Workshop foi divulgado.
Publicidade na forma de cartazes grandes e médios, além de banner no Orkut, Twitter e Blog.
Nessa etapa de divulgação as inscrições foram abertas.

Sede da Tetu -DAU
A terceira fase de divulgação teve destaque para o marketing direto.
Avisos foram dados em todas turmas do curso e foram distribuídos panfletos.
A todos alunos foi enviado e-mail.
Com o objetivo de envolver os professores, houveram conversas com os principais docentes a respeito do evento. Isso foi importante pois o Workshop será considerado período letivo para algumas disciplinas, e para tal ele deveria ser bem justificado.

Essa fase de divulgação antecede o encerramento das inscrições, sento mais enfática a publicidade.

A quarta e última fase de divulgação não tem o objetivo de angariar inscrições, mas sim ganhar apoio dos parceiros e divulgar a empresa.
Nessa etapa será feia apresentação do evento no meio do MEJ -UFV e serão feitos convites especiais de participação a parceiros e outras pessoas físicas e instituições.

Acredito que essa tenha sido a campanha mais bem montada para um evento da empresa, porém foi prejudicada por dois feriados quase consecutivos.

A campanha tende a refletir o nível do evento: Sério, profissional e diferente de tudo que já foi feito pela Tetu.

domingo, 3 de outubro de 2010

5 anos

Quando iniciávamos o processo de troca de gestão, lá em setembro de 2009, definimos metas e traçamos percurso para tal.
Assumimos o compromisso de profissionalizarmos a empresa e qualificarmos nossos serviços.

Havia descrédito dos professores e alunos quanto à empresa.
Queríamos mudar o cenário.

Analisamos nosso problemas e definimos as prioridades.
Não seria possível fazer tudo em apenas um ano, mas precisávamos começar.


Cada diretoria se empenhou em mudar o cenário existente.

A Diretoria de Marketing teve como compromisso estreitar laços, fortalecer relações e mudar a imagem da empresa.

Um ano depois, os resultados são extremamente satisfatórios.
Uma grande mudança aconteceu, não somente internamente na empresa, mas externamente em relação à imagem da marca.
A Tetu que é apresentada hoje tem uma imagem mais séria, devido a tranparência de compromisso assumida por seus gestores.

Coroando todo esse processo, que ainda não terminou, lançaremos nova identidade visual da empresa este mês.
Um momento aguardado por todos.
Essa mudança é o que transparecerá mais fortemente as mudanças que estão acontecendo.

Esperamos promover maior visibilidade da empresa e levantar a auto-estima dos membros.
Que venha o próximo passo.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Boletim 3

Saiu a terceira edição do Boletim da Tetu.
Começando uma série de mudanças.

O Boletim surgiu como proposta dos professores e foi abraçado pela diretoria executiva. 
Assim como esse blog, o Boletim tem o objetivo de mostrar o que os membros estão fazendo.

Não é para divulgar os serviços da empresa, nem atrair a atenção dos alunos; seu objetivo principal é mostrar o processo de formação e aprendizado que os alunos, membros da diretoria, tem.

A Diretoria de Marketing é a responsável.
A cada três meses é feito um balanço das principais atividades da empresa e do tema mais abordado.
Depois dessa análise cada diretoria faz um balanço de suas principais atividades. 

No boletim é colocado um balanço parcial, com objetivos a serem alcançados.
É a maneira encontrada pela Tetu de manter um diálogo entre o Departamento de Arquitetura e seus membros..

O destaque do terceiro boletim são os 5 anos da Tetu.
Nas próximas semanas uma campanha abordará o assunto, com o objetivo de estreitar os laços entre o DAU e a EJ de Arquitetura.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Nova sede

Nossa antiga sede era, junto com a Civil Júnior, no anexo de uma casa na Vila Gianetti. Um espaço cedido pelo DAU que nos serviu por mais de um ano.
Usávamos o espaço para guardar documentos e realizar nossas reuniões, porém seu uso como escritório nunca foi efetivado.

No início do ano tivemos que nos mudar.
Desde então buscamos, junto ao DAU, um novo espaço.

A necessidade de um espaço para realizar nossas atividades é clara. Precisamos de estrutura adequada de apoio.
Assim, no mês de julho o chefe do departamento sinalizou a cessão de parte do espaço do CEDOC para nosso uso.

Organização do espaço da nova sede


Uma sala grande, que vamos dividir com o depósito do departamento e com o Centro de Documentação.
Organizamos o lugar e já estamos nos mobilizando para adequar tudo às nossas necessidades.

O grande diferencial da nova sede é a localização. Agora estamos no prédio do DAU, próximo dos professores e alunos,uma referência para os clientes.

Em breve estará tudo pronto.
Nosso planos é que no próximo ano a Tetu esteja funcionando plenamente no novo endereço.
Estamos dando passos largos para nos desenvolver cada vez mais.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Campanha Trainee

O processo de trainee compreende a um período de treinamento em que o aluno ainda não é membro executivo da empresa, porém ele é candidato a isso.

A Tetu tem buscado melhorar o seu processo de trainee, dando um enfoque maior ao movimento júnior, passando depois para uma sondagem na área de interesse, para só então direcionar o futuro membro a uma área específica.

Cartaz da campanha de trainee 2010

A Diretoria de Marketing esse ano buscou enfocar o processo de trainee como uma oportunidade de conhecer o Movimento Empresa Júnior e se auto-conhecer.

Assimilamos características que competem a um empresário júnior durante a campanha. Buscamos dessa maneira estimular uma reflexão e já esclarecer o que é necessário.

Quisemos também fazer uma campanha desvinculada da marca da empresa, já visando substituição da mesma.
A campanha publicitária foi pensada para passar uma imagem qualificada, porém com informalidade, controlada.

A campanha de trainee é a segunda maior campanha da Tetu, juntamente com a campanha de associação.
Foram feitas ações pontuais de divulgação em cada turma, distribuição de folders, que tinham o objetivo de que o aluno fosse para casa ainda refletindo sobre o assunto.
Fizemos plantões no DAU, para prestarmos esclarecimentos, e abordagens corpo-a-corpo.

O resultado veio ao final do período de inscrição.
Em 2009 foram duas semanas de campanha e 10 inscritos. Em 2010 foi uma semana e 18 inscritos.
Ficou claro que maior prazo não é sinônimo de maior número de inscrições.

Para o tamanho do curso de Arquitetura, o número de inscritos foi muito satisfatório.
Ficou evidente que a campanha deu o resultado esperado. Quem tinha alguma dúvida sobre a empresa, era sinal que por ela se interessa. Nós tentamos capturar esse interesse.

Primeiro dia do processo de trainee - 21 de agosto

O resultado está ai.
Serão três meses de processo.
O trabalho não termina aqui. Temos que fortalecer a identidade da empresa e estimular a participação.

Mas estamos no caminho certo.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Divulgação 2010/2

Mural da Tetu no DAU, após substituição do material gráfico

Início de semestre é hora de dar aquela revisada no mural da empresa.

No início do ano foi fechado as funções do mural da empresa: divulgar a Tetu, o Movimento Empresa Júnior (MEJ), divulgar estágios e eventos.

Nessa troca de conteúdo, desse semestre, colocamos textos menores, e mais diretos.
Continuamos divulgando a equipe da empresa, pois identificar a Tetu em cada um de seus membros é importante para a identidade junto aos alunos.

Passamos a colocar o símbolo das instituições a que estamos ligados: UFV, DAU (de maneira institucional) Centeve e Ceempre (de modo organizacional).

A novidade é a divulgação da nossa primeira campanha de RSE.
Responsabilidade Social de Empresas é um foco do MEJ.
Nossa primeira campanha foi elaborada durante maio e aconteceu em junho. Contou com a organização de 6 EJ's e teve um resultado maior que o esperado.
Conseguimos ajudar 6 entidades e duas comunidades rurais.

Já estamos planejando a próxima ação de RSE e em breve teremos uma exclusiva Tetu.

_______

Não é só projetos e estágios que oferecemos.