Mostrando postagens com marcador MEJ. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador MEJ. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Brainstorming!


Uma atividade inovadora e de grande proveito para todos aconteceu hoje entre 12:40 e 14:00 hras ao lado do Bernardão: uma dinâmica de grupos de discussões, nos quais os membros do Movimento de Empresas Juniores da UFV puderam levantar questões diversas, dar opniões, esclarecer dúvidas e, principalmente.. marcar a paisagem!

Foi uma fusão entre a idéia da realização de uma "Maré Verde" na qual os membros das Empresas Juniores literalmente vestiriam a camisa da Ceempre, e um encontro onde pudesse se discutir propostas para seu funcionamento.

Então lá estávamos nós com as camisas verde limão, trabalhando, nos informando e despertando olhares e curiosidade. E este é um ponto bastante positivo! O MEJ precisa sim mostrar sua cara, ser ainda mais participativo e, por que não? Aparecer mais! A maioria dos estudantes não sabem o que é a Ceempre, alguns nem mesmo "Empresa Júnior". Temos que fomentar mais encontros como esse, que se mostrou muito útil no desenvolvimento de propostas e que pode servir como mais um vínculo entre o empreendedorismo júnior e a vida acadêmica!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Case de Marketing

Quando entrei para a Tetu em 2009 havia muitos problemas relacionados a imagem da empresa.
Uma imagem ruim gerava baixa procura, baixa expectativa dos membros, desânimo e falta de apoio pelos professores.

A primeira coisa a ser feita foi levantar os motivos da imagem ruim e suas conseqüências.

Ao assumir a diretoria, a primeira coisa foi elaborar estratégias para mudar o quadro vivido até então pela empresa.
Seria um processo trabalhoso, e eu não queria que aquilo se perdesse com o tempo. Decidi no final daquele ano escrever um case no final da minha gestão.

Passaram meses e muitos assuntos para case surgiram.
Elaborei o documento e o resultado está aí. O case de Marketing: Posicionamento da Marca no meio acadêmico “Estratégias de Branding para melhoria da imagem da empresa entre o MEJ, professores e alunos” foi escolhido e apresentado no V InternEJ.


Apresentação do Case de Marketing, no V InternEJ
Mais uma meta cumprida e fico muito feliz em ter feito mais essa contribuição à empresa.
Passamos por um processo longo, que ainda não terminou, mas já rendeu bons frutos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Balanço de Aniversário



Tetu 5 anos
Vivendo um processo de autoconhecimento

Em 2005, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo procuravam uma maneira de aplicar, na prática, o conhecimento adquirido na graduação. Um modelo ainda desconhecido entre alunos e professores foi aplicado, o modelo Empresa Júnior.
Com apoio acadêmico, foi fundada a Empresa Júnior de Arquitetura e Urbanismo – Tetu. Seu objetivo era fomentar o aprendizado em outras áreas do conhecimento e produzir projetos arquitetônicos e urbanísticos para quem não pudesse arcar com os custos de um profissional formado.
As primeiras gestões implantaram e consolidaram a empresa junto ao curso, e se esforçaram para legalizá-la sob nome Associação Júnior de Soluções Arquitetônicas e alinhá-la ao modelo do Movimento Empresa Júnior (MEJ). Porém, sem apoio nesse sentido e sem experiência em gestão, muitos foram os trabalhos e “retrabalhos” feitos sem alcançar objetivos consistentes.
A Tetu viveu uma época de instabilidade. Seu objetivo não era claro, suas metas não estavam bem delineadas e havia desinteresse por parte dos alunos do curso. Mesmo passando por essa situação, sempre havia clientes. Com a renovação ocorrida na gestão de 2008 e diante do potencial da empresa júnior, a Tetu foi regularizada no âmbito legal e regimental da instituição. Foi o primeiro passo de uma fase de crescimento, profissionalização e alinhamento com o MEJ.
Assim, a Tetu começou a mudar seu foco. Seu papel foi percebido como além de oferecer “estágios”, oportunidades para os alunos projetarem. A Tetu era uma empresa de verdade e precisava formar seu corpo executivo para gerenciá-la. A experiência oferecida pela empresa júnior não é apenas de projeto, mas também de administração, nas mais diversas áreas. Com essa visão, o corpo executivo da empresa ganhou um novo gás. Queríamos nos destacar, ampliar a qualidade dos nossos serviços.
No último ano, o envolvimento com o Movimento Empresa Júnior contribuiu para aumentar a visibilidade da empresa na UFV e foi um grande apoio no momento de reestruturação administrativa. A gestão de 2010 trouxe nova visão e perspectiva para a empresa.
Todas essas mudanças já estão gerando resultados. O número de pessoas interessadas em fazer projetos pela empresa, e a quantidade de alunos inscritos no processo de trainee deste ano cresceu. Isso reflete o aumento da confiança e da credibilidade do modelo júnior no curso de Arquitetura e Urbanismo. Ampliamos o número de projetos realizados e implantamos projetos de responsabilidade social. Fizemos parceria com o Laboratório de Práticas Jurídicas e aumentamos o número de parceiros empresariais. Contamos com o apoio, fortalecido, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, que nos cedeu espaço para a sede e contribui com as ações institucionais necessárias.
Comemoramos cinco anos com a perspectiva de muitos mais. Temos muito a fazer, mas acreditamos estar no caminho certo. Queremos reformular nossa estrutura, buscar certificações de qualidade. Continuamos a capacitar nossos membros e objetivamos ampliar nossa visibilidade não só no cenário viçosense, mas, também, na esfera regional. Buscamos, cada vez mais, o desenvolvimento pessoal e profissional de cada pessoa que passa pela empresa.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ENEJ Bahia

Em meio as dificuldades de aprender a fazer coisas fora do seu cotidiano, existem bolsões de ar que lhe fazem dizer "Vale a pena".



No último ano tenho tentado aproximar a Tetu do Movimento Empresa Júnior (MEJ).
São estudantes da UFV, do estado, do Brasil, do mundo todo, unidos para se apoiarem e se ajudarem. Dar força num todo.
E que todo!

Os números do MEJ são enormes. Centenas de empresas, milhares de empresários juniores, milhões de movimentação finaceira.
Ser empresário júnior é mexer com a realidade.
Lidar com clientes, rede de contatos, burocracia, equipe, gestão, administração...

Minha grande lição é ver que a dificuldade existe para todas empresas. Não existe nenhuma perfeita.
Umas são melhores num área, outras em outra.
O MEJ serve pra que a integração aconteça e que os complementares se apoiem mutuamente e perante a sociedade.

Parte do grupo da UFV em palestra no ENEJ Bahia 2010

O Encontro Nacional de Empresas Juniores colocou gente de toda parte do país, numa super estrutura de organização, na Costa do Sauípe por 5 dias.

Palestras, cases, seminários, painel, muita troca de informação, network e confraternização.
É gente como a gente que consegue se superar e se destacar.

Idéias, sonhos, planos... Revigorado.
O importante é saber pra onde ir e ter algo que lhe aponte o rumo.
O MEJ é isso.