Mostrando postagens com marcador Comunicação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Comunicação. Mostrar todas as postagens

sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal e Próspero 2011


Feliz Natal e um ano novo próspero e cheio de sucesso para todos os nossos amigos e parceiros!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Balanço de Aniversário



Tetu 5 anos
Vivendo um processo de autoconhecimento

Em 2005, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo procuravam uma maneira de aplicar, na prática, o conhecimento adquirido na graduação. Um modelo ainda desconhecido entre alunos e professores foi aplicado, o modelo Empresa Júnior.
Com apoio acadêmico, foi fundada a Empresa Júnior de Arquitetura e Urbanismo – Tetu. Seu objetivo era fomentar o aprendizado em outras áreas do conhecimento e produzir projetos arquitetônicos e urbanísticos para quem não pudesse arcar com os custos de um profissional formado.
As primeiras gestões implantaram e consolidaram a empresa junto ao curso, e se esforçaram para legalizá-la sob nome Associação Júnior de Soluções Arquitetônicas e alinhá-la ao modelo do Movimento Empresa Júnior (MEJ). Porém, sem apoio nesse sentido e sem experiência em gestão, muitos foram os trabalhos e “retrabalhos” feitos sem alcançar objetivos consistentes.
A Tetu viveu uma época de instabilidade. Seu objetivo não era claro, suas metas não estavam bem delineadas e havia desinteresse por parte dos alunos do curso. Mesmo passando por essa situação, sempre havia clientes. Com a renovação ocorrida na gestão de 2008 e diante do potencial da empresa júnior, a Tetu foi regularizada no âmbito legal e regimental da instituição. Foi o primeiro passo de uma fase de crescimento, profissionalização e alinhamento com o MEJ.
Assim, a Tetu começou a mudar seu foco. Seu papel foi percebido como além de oferecer “estágios”, oportunidades para os alunos projetarem. A Tetu era uma empresa de verdade e precisava formar seu corpo executivo para gerenciá-la. A experiência oferecida pela empresa júnior não é apenas de projeto, mas também de administração, nas mais diversas áreas. Com essa visão, o corpo executivo da empresa ganhou um novo gás. Queríamos nos destacar, ampliar a qualidade dos nossos serviços.
No último ano, o envolvimento com o Movimento Empresa Júnior contribuiu para aumentar a visibilidade da empresa na UFV e foi um grande apoio no momento de reestruturação administrativa. A gestão de 2010 trouxe nova visão e perspectiva para a empresa.
Todas essas mudanças já estão gerando resultados. O número de pessoas interessadas em fazer projetos pela empresa, e a quantidade de alunos inscritos no processo de trainee deste ano cresceu. Isso reflete o aumento da confiança e da credibilidade do modelo júnior no curso de Arquitetura e Urbanismo. Ampliamos o número de projetos realizados e implantamos projetos de responsabilidade social. Fizemos parceria com o Laboratório de Práticas Jurídicas e aumentamos o número de parceiros empresariais. Contamos com o apoio, fortalecido, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, que nos cedeu espaço para a sede e contribui com as ações institucionais necessárias.
Comemoramos cinco anos com a perspectiva de muitos mais. Temos muito a fazer, mas acreditamos estar no caminho certo. Queremos reformular nossa estrutura, buscar certificações de qualidade. Continuamos a capacitar nossos membros e objetivamos ampliar nossa visibilidade não só no cenário viçosense, mas, também, na esfera regional. Buscamos, cada vez mais, o desenvolvimento pessoal e profissional de cada pessoa que passa pela empresa.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Nova sede

Nossa antiga sede era, junto com a Civil Júnior, no anexo de uma casa na Vila Gianetti. Um espaço cedido pelo DAU que nos serviu por mais de um ano.
Usávamos o espaço para guardar documentos e realizar nossas reuniões, porém seu uso como escritório nunca foi efetivado.

No início do ano tivemos que nos mudar.
Desde então buscamos, junto ao DAU, um novo espaço.

A necessidade de um espaço para realizar nossas atividades é clara. Precisamos de estrutura adequada de apoio.
Assim, no mês de julho o chefe do departamento sinalizou a cessão de parte do espaço do CEDOC para nosso uso.

Organização do espaço da nova sede


Uma sala grande, que vamos dividir com o depósito do departamento e com o Centro de Documentação.
Organizamos o lugar e já estamos nos mobilizando para adequar tudo às nossas necessidades.

O grande diferencial da nova sede é a localização. Agora estamos no prédio do DAU, próximo dos professores e alunos,uma referência para os clientes.

Em breve estará tudo pronto.
Nosso planos é que no próximo ano a Tetu esteja funcionando plenamente no novo endereço.
Estamos dando passos largos para nos desenvolver cada vez mais.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Campanha Trainee

O processo de trainee compreende a um período de treinamento em que o aluno ainda não é membro executivo da empresa, porém ele é candidato a isso.

A Tetu tem buscado melhorar o seu processo de trainee, dando um enfoque maior ao movimento júnior, passando depois para uma sondagem na área de interesse, para só então direcionar o futuro membro a uma área específica.

Cartaz da campanha de trainee 2010

A Diretoria de Marketing esse ano buscou enfocar o processo de trainee como uma oportunidade de conhecer o Movimento Empresa Júnior e se auto-conhecer.

Assimilamos características que competem a um empresário júnior durante a campanha. Buscamos dessa maneira estimular uma reflexão e já esclarecer o que é necessário.

Quisemos também fazer uma campanha desvinculada da marca da empresa, já visando substituição da mesma.
A campanha publicitária foi pensada para passar uma imagem qualificada, porém com informalidade, controlada.

A campanha de trainee é a segunda maior campanha da Tetu, juntamente com a campanha de associação.
Foram feitas ações pontuais de divulgação em cada turma, distribuição de folders, que tinham o objetivo de que o aluno fosse para casa ainda refletindo sobre o assunto.
Fizemos plantões no DAU, para prestarmos esclarecimentos, e abordagens corpo-a-corpo.

O resultado veio ao final do período de inscrição.
Em 2009 foram duas semanas de campanha e 10 inscritos. Em 2010 foi uma semana e 18 inscritos.
Ficou claro que maior prazo não é sinônimo de maior número de inscrições.

Para o tamanho do curso de Arquitetura, o número de inscritos foi muito satisfatório.
Ficou evidente que a campanha deu o resultado esperado. Quem tinha alguma dúvida sobre a empresa, era sinal que por ela se interessa. Nós tentamos capturar esse interesse.

Primeiro dia do processo de trainee - 21 de agosto

O resultado está ai.
Serão três meses de processo.
O trabalho não termina aqui. Temos que fortalecer a identidade da empresa e estimular a participação.

Mas estamos no caminho certo.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Por que o Boletim?

Há várias gestões ouvíamos comentários que os professores não conheciam as atividades desenvolvidas pela Tetu.
Nos últimos meses isso tem pesado cada vez mais.

Queríamos uma maneira de dar retorno aos professores.
Assim surgiu a idéia do boletim da Tetu.

Seu conteúdo é diferente da comunicação feita pelo mural, ou outros meios. 
Direcionado para professores e associados, as notícias vem mais detalhadas. Trazem informações extras como as intenções e objetivos de cada ação, bem como o resultado delas.
Cada diretoria tem espaço para falar um pouco sobre o que tem sido realizado.

As atividades das diretorias Geral, Administrativa e Financeira na gestão legal da empresa, representação junto à instituição e manutenção do patrimônio, podem agora ser mostradas com as dificuldades e benefícios conseguidos.

Relações Públicas pode falar dos cursos, palestras e eventos, fazer balanços, traçar metas e apresentar isso como os projetos globais que são. Esses eventos envolvem muita gente e uma série de fatores que são planejados com meses de antecedência, e agora se tem um espaço para passar isso.

A Relações Públicas e Marketing tem um espaço de comunicação com os associados e podem trabalhar a divulgação pós projetos, trazendo os resultados.

As diretorias de Projetos tem agora lugar para prestar contas dos trabalhos realizados pelos estagiários, bem como a relação com os clientes. O boletim dá a oportunidade de mostrar o processo todo de projetos, via Tetu, desde a recepção e avaliação do cliente, passando pela seleção do estagiário e projetação, até o término com a entrega do projeto.
Capa da Ed. 2 - Maio e Junho de 2010

O boletim é confeccionado a partir de observações feitas nas reuniões quinzenais da empresa e de atividades relacionas paralelamente.
É solicitado a cada diretor um texto que relate suas experiências naquela época. Depois esse texto é lapidado para que ganhe um modelo padrão de linguagem.

A confecção do boletim leva ma média de 3 semanas, sendo que seu conteúdo é construído ao longo de meses.

A edição 2 foi distribuída no início de Julho e tem como destaque o crescimento pessoal da diretoria, com o modelo EJ.

É muito bom ver a boa receptividade deste veículo.
Os professores tem se mostrado mais interessados e estamos conseguindo passar a grande quantidade de atividades que são realizadas e muitas vezes não aparecem.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O Blog

O Blog da Tetu nasce para ser um canal de comunicação direta da diretoria da empresa júnior com todos aqueles que estão envolvidos e interessados na Tetu.

O mural é o meio de comunicação direto e mais eficiente da empresa júnior. Lá são colocadas notícias, editais e é feita a divulgação de cursos e eventos, bem como a prestação de contas destes.

O Orkut e o Twitter tem o papel de chegar com a informação diretamente aos interessados. Utiliza-se da ferramenta atualizações para divulgar o que anda acontecendo na empresa, bem como cursos e novos estágios.

O blog tem objetivo diferente. Ele vem ser um painel para dividir as experiências diretas dos membros da Tetu.

Não é só fazendo estágios que se aprende. Fazer parte da diretoria é uma forma de aprendizado. A empresa júnior foi criada para isso.
Assim esse espaço irá servir para dividir nossas impressões, descobertas, satisfações e dificuldades.

Este será um espaço informal para mostrar o que estamos aprendendo com cada projeto desenvolvido.