terça-feira, 28 de setembro de 2010

Boletim 3

Saiu a terceira edição do Boletim da Tetu.
Começando uma série de mudanças.

O Boletim surgiu como proposta dos professores e foi abraçado pela diretoria executiva. 
Assim como esse blog, o Boletim tem o objetivo de mostrar o que os membros estão fazendo.

Não é para divulgar os serviços da empresa, nem atrair a atenção dos alunos; seu objetivo principal é mostrar o processo de formação e aprendizado que os alunos, membros da diretoria, tem.

A Diretoria de Marketing é a responsável.
A cada três meses é feito um balanço das principais atividades da empresa e do tema mais abordado.
Depois dessa análise cada diretoria faz um balanço de suas principais atividades. 

No boletim é colocado um balanço parcial, com objetivos a serem alcançados.
É a maneira encontrada pela Tetu de manter um diálogo entre o Departamento de Arquitetura e seus membros..

O destaque do terceiro boletim são os 5 anos da Tetu.
Nas próximas semanas uma campanha abordará o assunto, com o objetivo de estreitar os laços entre o DAU e a EJ de Arquitetura.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Nova sede

Nossa antiga sede era, junto com a Civil Júnior, no anexo de uma casa na Vila Gianetti. Um espaço cedido pelo DAU que nos serviu por mais de um ano.
Usávamos o espaço para guardar documentos e realizar nossas reuniões, porém seu uso como escritório nunca foi efetivado.

No início do ano tivemos que nos mudar.
Desde então buscamos, junto ao DAU, um novo espaço.

A necessidade de um espaço para realizar nossas atividades é clara. Precisamos de estrutura adequada de apoio.
Assim, no mês de julho o chefe do departamento sinalizou a cessão de parte do espaço do CEDOC para nosso uso.

Organização do espaço da nova sede


Uma sala grande, que vamos dividir com o depósito do departamento e com o Centro de Documentação.
Organizamos o lugar e já estamos nos mobilizando para adequar tudo às nossas necessidades.

O grande diferencial da nova sede é a localização. Agora estamos no prédio do DAU, próximo dos professores e alunos,uma referência para os clientes.

Em breve estará tudo pronto.
Nosso planos é que no próximo ano a Tetu esteja funcionando plenamente no novo endereço.
Estamos dando passos largos para nos desenvolver cada vez mais.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Campanha Trainee

O processo de trainee compreende a um período de treinamento em que o aluno ainda não é membro executivo da empresa, porém ele é candidato a isso.

A Tetu tem buscado melhorar o seu processo de trainee, dando um enfoque maior ao movimento júnior, passando depois para uma sondagem na área de interesse, para só então direcionar o futuro membro a uma área específica.

Cartaz da campanha de trainee 2010

A Diretoria de Marketing esse ano buscou enfocar o processo de trainee como uma oportunidade de conhecer o Movimento Empresa Júnior e se auto-conhecer.

Assimilamos características que competem a um empresário júnior durante a campanha. Buscamos dessa maneira estimular uma reflexão e já esclarecer o que é necessário.

Quisemos também fazer uma campanha desvinculada da marca da empresa, já visando substituição da mesma.
A campanha publicitária foi pensada para passar uma imagem qualificada, porém com informalidade, controlada.

A campanha de trainee é a segunda maior campanha da Tetu, juntamente com a campanha de associação.
Foram feitas ações pontuais de divulgação em cada turma, distribuição de folders, que tinham o objetivo de que o aluno fosse para casa ainda refletindo sobre o assunto.
Fizemos plantões no DAU, para prestarmos esclarecimentos, e abordagens corpo-a-corpo.

O resultado veio ao final do período de inscrição.
Em 2009 foram duas semanas de campanha e 10 inscritos. Em 2010 foi uma semana e 18 inscritos.
Ficou claro que maior prazo não é sinônimo de maior número de inscrições.

Para o tamanho do curso de Arquitetura, o número de inscritos foi muito satisfatório.
Ficou evidente que a campanha deu o resultado esperado. Quem tinha alguma dúvida sobre a empresa, era sinal que por ela se interessa. Nós tentamos capturar esse interesse.

Primeiro dia do processo de trainee - 21 de agosto

O resultado está ai.
Serão três meses de processo.
O trabalho não termina aqui. Temos que fortalecer a identidade da empresa e estimular a participação.

Mas estamos no caminho certo.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Divulgação 2010/2

Mural da Tetu no DAU, após substituição do material gráfico

Início de semestre é hora de dar aquela revisada no mural da empresa.

No início do ano foi fechado as funções do mural da empresa: divulgar a Tetu, o Movimento Empresa Júnior (MEJ), divulgar estágios e eventos.

Nessa troca de conteúdo, desse semestre, colocamos textos menores, e mais diretos.
Continuamos divulgando a equipe da empresa, pois identificar a Tetu em cada um de seus membros é importante para a identidade junto aos alunos.

Passamos a colocar o símbolo das instituições a que estamos ligados: UFV, DAU (de maneira institucional) Centeve e Ceempre (de modo organizacional).

A novidade é a divulgação da nossa primeira campanha de RSE.
Responsabilidade Social de Empresas é um foco do MEJ.
Nossa primeira campanha foi elaborada durante maio e aconteceu em junho. Contou com a organização de 6 EJ's e teve um resultado maior que o esperado.
Conseguimos ajudar 6 entidades e duas comunidades rurais.

Já estamos planejando a próxima ação de RSE e em breve teremos uma exclusiva Tetu.

_______

Não é só projetos e estágios que oferecemos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ENEJ Bahia

Em meio as dificuldades de aprender a fazer coisas fora do seu cotidiano, existem bolsões de ar que lhe fazem dizer "Vale a pena".



No último ano tenho tentado aproximar a Tetu do Movimento Empresa Júnior (MEJ).
São estudantes da UFV, do estado, do Brasil, do mundo todo, unidos para se apoiarem e se ajudarem. Dar força num todo.
E que todo!

Os números do MEJ são enormes. Centenas de empresas, milhares de empresários juniores, milhões de movimentação finaceira.
Ser empresário júnior é mexer com a realidade.
Lidar com clientes, rede de contatos, burocracia, equipe, gestão, administração...

Minha grande lição é ver que a dificuldade existe para todas empresas. Não existe nenhuma perfeita.
Umas são melhores num área, outras em outra.
O MEJ serve pra que a integração aconteça e que os complementares se apoiem mutuamente e perante a sociedade.

Parte do grupo da UFV em palestra no ENEJ Bahia 2010

O Encontro Nacional de Empresas Juniores colocou gente de toda parte do país, numa super estrutura de organização, na Costa do Sauípe por 5 dias.

Palestras, cases, seminários, painel, muita troca de informação, network e confraternização.
É gente como a gente que consegue se superar e se destacar.

Idéias, sonhos, planos... Revigorado.
O importante é saber pra onde ir e ter algo que lhe aponte o rumo.
O MEJ é isso.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Marcando eventos

Esse negócio de marcar evento é muito difícil.

Tem que ver a melhor data para você. Procurar junto as pessoas influenciadas se é a melhor data para elas. Ver se os lugares que você quer o evento estarão desocupados. Se nenhum outro evento para o seu mesmo público acontecerá em data próxima. Se não vai ser feriado e se o calendário escolar vai deixar...

Ufa!

Há um ano estamos planejando o evento de aniversário da Tetu. 5 anos!
Nesse tempo traçamos metas, analisamos as possibilidades e depois de algum tempo, debates, consultoria. Chegamos ao projeto do evento.

Ainda não tem nome. Aceitamos sugestão.

Será um dia letivo, com oficinas, palestras e debates. Claro,vai ter comida.
A idéia é fazer um evento produtivo, que ofereça algum diferencial aos alunos, que é o objetivo da Tetu, e transmita uma imagem empreendedora, profissional e jovem.

É isso aí.
Depois de ralar pra achar uma data. Está marcado. Será em outubro, e em breve anunciado.
Mas antes temos que correr atrás de convidados, logística, transporte, patrocínio... Vamos tornar isso viável.
Afinal, a Tetu vai fazer 5 anos com um evento que refletirá nossa nova etapa.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Reunião com o DAU

No dia 18 de junho a diretoria se reuniu com o chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
Foi a segunda vez no ano que todos são convidados a fazê-lo.

Um dos grandes objetivos da atual gestão é estreitar os laços da Tetu com o departamento. Ambas partes tem compromissos em comum.
A Tetu é um instrumento do DAU de formação e como tal buscamos auxílio na parte administrativa.


Reunião com o Prof. Túlio Tibúrcio

Nessa última colocamos a nossa necessidade de termos nova sede.
A sede é o espaço para recebermos clientes, orientar estágios, conversarmos com nossos parceiros e guardar toda documentação.

Muito receptivo, o professor Túlio fez proposta para resolver essa questão a curto e longo prazo.
Nossa sede será no DAU, e a princípio estaremos locados na sala do CEDOC; com projeto de mudança a longo prazo.

Depois de falar sobre a sede o professor expôs algumas regras de uso do espaço do departamento, que como alunos devemos estar atentos, e como EJ, contribuir para que sejam respeitados.

Ficamos a par dos eventos que serão realizados no DAU no segundo semestre,  como seminário ligado à extensão e o aniversário do departamento. Colocamos nossas propostas de eventos, como o curso para os alunos em setembro e o workshop em outubro. Ficamos sabendo das propostas que estão sendo discutidas pelo CA, e após debatermos sobre datas e temas, todos eventos já estão planejado em comum acordo.

O diálogo com os professores está cada vez mais aberto e é bom saber a importância dada pelo departamento à empresa.
Projetos em conjunto virão em breve.