quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Campanha Trainee

O processo de trainee compreende a um período de treinamento em que o aluno ainda não é membro executivo da empresa, porém ele é candidato a isso.

A Tetu tem buscado melhorar o seu processo de trainee, dando um enfoque maior ao movimento júnior, passando depois para uma sondagem na área de interesse, para só então direcionar o futuro membro a uma área específica.

Cartaz da campanha de trainee 2010

A Diretoria de Marketing esse ano buscou enfocar o processo de trainee como uma oportunidade de conhecer o Movimento Empresa Júnior e se auto-conhecer.

Assimilamos características que competem a um empresário júnior durante a campanha. Buscamos dessa maneira estimular uma reflexão e já esclarecer o que é necessário.

Quisemos também fazer uma campanha desvinculada da marca da empresa, já visando substituição da mesma.
A campanha publicitária foi pensada para passar uma imagem qualificada, porém com informalidade, controlada.

A campanha de trainee é a segunda maior campanha da Tetu, juntamente com a campanha de associação.
Foram feitas ações pontuais de divulgação em cada turma, distribuição de folders, que tinham o objetivo de que o aluno fosse para casa ainda refletindo sobre o assunto.
Fizemos plantões no DAU, para prestarmos esclarecimentos, e abordagens corpo-a-corpo.

O resultado veio ao final do período de inscrição.
Em 2009 foram duas semanas de campanha e 10 inscritos. Em 2010 foi uma semana e 18 inscritos.
Ficou claro que maior prazo não é sinônimo de maior número de inscrições.

Para o tamanho do curso de Arquitetura, o número de inscritos foi muito satisfatório.
Ficou evidente que a campanha deu o resultado esperado. Quem tinha alguma dúvida sobre a empresa, era sinal que por ela se interessa. Nós tentamos capturar esse interesse.

Primeiro dia do processo de trainee - 21 de agosto

O resultado está ai.
Serão três meses de processo.
O trabalho não termina aqui. Temos que fortalecer a identidade da empresa e estimular a participação.

Mas estamos no caminho certo.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Divulgação 2010/2

Mural da Tetu no DAU, após substituição do material gráfico

Início de semestre é hora de dar aquela revisada no mural da empresa.

No início do ano foi fechado as funções do mural da empresa: divulgar a Tetu, o Movimento Empresa Júnior (MEJ), divulgar estágios e eventos.

Nessa troca de conteúdo, desse semestre, colocamos textos menores, e mais diretos.
Continuamos divulgando a equipe da empresa, pois identificar a Tetu em cada um de seus membros é importante para a identidade junto aos alunos.

Passamos a colocar o símbolo das instituições a que estamos ligados: UFV, DAU (de maneira institucional) Centeve e Ceempre (de modo organizacional).

A novidade é a divulgação da nossa primeira campanha de RSE.
Responsabilidade Social de Empresas é um foco do MEJ.
Nossa primeira campanha foi elaborada durante maio e aconteceu em junho. Contou com a organização de 6 EJ's e teve um resultado maior que o esperado.
Conseguimos ajudar 6 entidades e duas comunidades rurais.

Já estamos planejando a próxima ação de RSE e em breve teremos uma exclusiva Tetu.

_______

Não é só projetos e estágios que oferecemos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ENEJ Bahia

Em meio as dificuldades de aprender a fazer coisas fora do seu cotidiano, existem bolsões de ar que lhe fazem dizer "Vale a pena".



No último ano tenho tentado aproximar a Tetu do Movimento Empresa Júnior (MEJ).
São estudantes da UFV, do estado, do Brasil, do mundo todo, unidos para se apoiarem e se ajudarem. Dar força num todo.
E que todo!

Os números do MEJ são enormes. Centenas de empresas, milhares de empresários juniores, milhões de movimentação finaceira.
Ser empresário júnior é mexer com a realidade.
Lidar com clientes, rede de contatos, burocracia, equipe, gestão, administração...

Minha grande lição é ver que a dificuldade existe para todas empresas. Não existe nenhuma perfeita.
Umas são melhores num área, outras em outra.
O MEJ serve pra que a integração aconteça e que os complementares se apoiem mutuamente e perante a sociedade.

Parte do grupo da UFV em palestra no ENEJ Bahia 2010

O Encontro Nacional de Empresas Juniores colocou gente de toda parte do país, numa super estrutura de organização, na Costa do Sauípe por 5 dias.

Palestras, cases, seminários, painel, muita troca de informação, network e confraternização.
É gente como a gente que consegue se superar e se destacar.

Idéias, sonhos, planos... Revigorado.
O importante é saber pra onde ir e ter algo que lhe aponte o rumo.
O MEJ é isso.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Marcando eventos

Esse negócio de marcar evento é muito difícil.

Tem que ver a melhor data para você. Procurar junto as pessoas influenciadas se é a melhor data para elas. Ver se os lugares que você quer o evento estarão desocupados. Se nenhum outro evento para o seu mesmo público acontecerá em data próxima. Se não vai ser feriado e se o calendário escolar vai deixar...

Ufa!

Há um ano estamos planejando o evento de aniversário da Tetu. 5 anos!
Nesse tempo traçamos metas, analisamos as possibilidades e depois de algum tempo, debates, consultoria. Chegamos ao projeto do evento.

Ainda não tem nome. Aceitamos sugestão.

Será um dia letivo, com oficinas, palestras e debates. Claro,vai ter comida.
A idéia é fazer um evento produtivo, que ofereça algum diferencial aos alunos, que é o objetivo da Tetu, e transmita uma imagem empreendedora, profissional e jovem.

É isso aí.
Depois de ralar pra achar uma data. Está marcado. Será em outubro, e em breve anunciado.
Mas antes temos que correr atrás de convidados, logística, transporte, patrocínio... Vamos tornar isso viável.
Afinal, a Tetu vai fazer 5 anos com um evento que refletirá nossa nova etapa.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Reunião com o DAU

No dia 18 de junho a diretoria se reuniu com o chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
Foi a segunda vez no ano que todos são convidados a fazê-lo.

Um dos grandes objetivos da atual gestão é estreitar os laços da Tetu com o departamento. Ambas partes tem compromissos em comum.
A Tetu é um instrumento do DAU de formação e como tal buscamos auxílio na parte administrativa.


Reunião com o Prof. Túlio Tibúrcio

Nessa última colocamos a nossa necessidade de termos nova sede.
A sede é o espaço para recebermos clientes, orientar estágios, conversarmos com nossos parceiros e guardar toda documentação.

Muito receptivo, o professor Túlio fez proposta para resolver essa questão a curto e longo prazo.
Nossa sede será no DAU, e a princípio estaremos locados na sala do CEDOC; com projeto de mudança a longo prazo.

Depois de falar sobre a sede o professor expôs algumas regras de uso do espaço do departamento, que como alunos devemos estar atentos, e como EJ, contribuir para que sejam respeitados.

Ficamos a par dos eventos que serão realizados no DAU no segundo semestre,  como seminário ligado à extensão e o aniversário do departamento. Colocamos nossas propostas de eventos, como o curso para os alunos em setembro e o workshop em outubro. Ficamos sabendo das propostas que estão sendo discutidas pelo CA, e após debatermos sobre datas e temas, todos eventos já estão planejado em comum acordo.

O diálogo com os professores está cada vez mais aberto e é bom saber a importância dada pelo departamento à empresa.
Projetos em conjunto virão em breve.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Por que o Boletim?

Há várias gestões ouvíamos comentários que os professores não conheciam as atividades desenvolvidas pela Tetu.
Nos últimos meses isso tem pesado cada vez mais.

Queríamos uma maneira de dar retorno aos professores.
Assim surgiu a idéia do boletim da Tetu.

Seu conteúdo é diferente da comunicação feita pelo mural, ou outros meios. 
Direcionado para professores e associados, as notícias vem mais detalhadas. Trazem informações extras como as intenções e objetivos de cada ação, bem como o resultado delas.
Cada diretoria tem espaço para falar um pouco sobre o que tem sido realizado.

As atividades das diretorias Geral, Administrativa e Financeira na gestão legal da empresa, representação junto à instituição e manutenção do patrimônio, podem agora ser mostradas com as dificuldades e benefícios conseguidos.

Relações Públicas pode falar dos cursos, palestras e eventos, fazer balanços, traçar metas e apresentar isso como os projetos globais que são. Esses eventos envolvem muita gente e uma série de fatores que são planejados com meses de antecedência, e agora se tem um espaço para passar isso.

A Relações Públicas e Marketing tem um espaço de comunicação com os associados e podem trabalhar a divulgação pós projetos, trazendo os resultados.

As diretorias de Projetos tem agora lugar para prestar contas dos trabalhos realizados pelos estagiários, bem como a relação com os clientes. O boletim dá a oportunidade de mostrar o processo todo de projetos, via Tetu, desde a recepção e avaliação do cliente, passando pela seleção do estagiário e projetação, até o término com a entrega do projeto.
Capa da Ed. 2 - Maio e Junho de 2010

O boletim é confeccionado a partir de observações feitas nas reuniões quinzenais da empresa e de atividades relacionas paralelamente.
É solicitado a cada diretor um texto que relate suas experiências naquela época. Depois esse texto é lapidado para que ganhe um modelo padrão de linguagem.

A confecção do boletim leva ma média de 3 semanas, sendo que seu conteúdo é construído ao longo de meses.

A edição 2 foi distribuída no início de Julho e tem como destaque o crescimento pessoal da diretoria, com o modelo EJ.

É muito bom ver a boa receptividade deste veículo.
Os professores tem se mostrado mais interessados e estamos conseguindo passar a grande quantidade de atividades que são realizadas e muitas vezes não aparecem.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O Blog

O Blog da Tetu nasce para ser um canal de comunicação direta da diretoria da empresa júnior com todos aqueles que estão envolvidos e interessados na Tetu.

O mural é o meio de comunicação direto e mais eficiente da empresa júnior. Lá são colocadas notícias, editais e é feita a divulgação de cursos e eventos, bem como a prestação de contas destes.

O Orkut e o Twitter tem o papel de chegar com a informação diretamente aos interessados. Utiliza-se da ferramenta atualizações para divulgar o que anda acontecendo na empresa, bem como cursos e novos estágios.

O blog tem objetivo diferente. Ele vem ser um painel para dividir as experiências diretas dos membros da Tetu.

Não é só fazendo estágios que se aprende. Fazer parte da diretoria é uma forma de aprendizado. A empresa júnior foi criada para isso.
Assim esse espaço irá servir para dividir nossas impressões, descobertas, satisfações e dificuldades.

Este será um espaço informal para mostrar o que estamos aprendendo com cada projeto desenvolvido.