segunda-feira, 25 de abril de 2011

2011

Depois do período de férias (se é que nós tivemos isso) voltamos, a todo vapor no ano de 2011, às nossas atividades!

Já concluímos alguns projetos e os resultados vem se mostrando bastante positivos! Parabéns à Diretoria de Projetos e também aos nossos estagiários, que se interessaram no trabalho que desenvolvemos e que também estão na ativa!

A empresa vem passando por mudanças não só administrativas (nova forma de seleção de estagiários, novas diretorias..) mas também físicas. Estamos nos mudando para uma nova sede com visão na proximidade com outras empresas, com a Ceempre e com mais oportunidades!

É a Tetu se especializando para realizar ações cada vez mais positivas na sociedade!

sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal e Próspero 2011


Feliz Natal e um ano novo próspero e cheio de sucesso para todos os nossos amigos e parceiros!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Brainstorming!


Uma atividade inovadora e de grande proveito para todos aconteceu hoje entre 12:40 e 14:00 hras ao lado do Bernardão: uma dinâmica de grupos de discussões, nos quais os membros do Movimento de Empresas Juniores da UFV puderam levantar questões diversas, dar opniões, esclarecer dúvidas e, principalmente.. marcar a paisagem!

Foi uma fusão entre a idéia da realização de uma "Maré Verde" na qual os membros das Empresas Juniores literalmente vestiriam a camisa da Ceempre, e um encontro onde pudesse se discutir propostas para seu funcionamento.

Então lá estávamos nós com as camisas verde limão, trabalhando, nos informando e despertando olhares e curiosidade. E este é um ponto bastante positivo! O MEJ precisa sim mostrar sua cara, ser ainda mais participativo e, por que não? Aparecer mais! A maioria dos estudantes não sabem o que é a Ceempre, alguns nem mesmo "Empresa Júnior". Temos que fomentar mais encontros como esse, que se mostrou muito útil no desenvolvimento de propostas e que pode servir como mais um vínculo entre o empreendedorismo júnior e a vida acadêmica!

Nova Diretoria - Tetu 2011

As empresas juniores tem em comum a rotatividade de seus membros. Após a gestão, que no caso da Tetu é de um ano, a diretoria muda. Entram novos membros, alguns mudam de cargo e outros saem.

Gestão 2010

Em agosto foi aberto o edital de trainee. O processo de trainee contempla formação e seleção de novos membros. Do grupo de alunos interessados em fazer parte da empresa júnior sairá os novos membros executivos.

O processo de trainee terminou em outubro e desde então começaram os preparativos para troca de gestão: balanço da diretoria atual e plano de ação da nova diretoria.

Os atuais membros tiveram a chance de se recandidatar e mudar de cargo. Assim aconteceu.

Para a diretoria ser validada, após votação interna a nova diretoria é apresentada aos associados em Assembleia Geral para aprovação. Após isso está eleita a nova diretoria.

Sai a Gestão 2010 e entra a Gestão 2011. Sejam bem vindos!

Gestão 2011
E a Tetu 2011 é:

Presidente: Carla Paim
Diretora Administrativo-Financeira: Silmara Abreu
Gerente Administrativo- Financeira: Luísa Marques
Gerente Administrativo-Financeiro: Marcelo Leite
Diretora de Qualidade: Gabriela Rodrigues
Gerente de Qualidade: Bruno Hummel
Diretora de Marketing: Maria Theresa
Diretora de Relações Públicas: Áurea Dayse 
Gerente de Relações Públicas: Flávia Frias
Diretora de Gestão de Pessoas: Nívea Maria Araújo
Gerente de Gestão de Pessoas: Gelsner
Diretora de Projetos: Renata Neves
Gerente de Projetos: Thuany Araújo
Gerente de Projetos: Victor Hugo
Gerente de Projetos: Laís Araújo

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Case de Marketing

Quando entrei para a Tetu em 2009 havia muitos problemas relacionados a imagem da empresa.
Uma imagem ruim gerava baixa procura, baixa expectativa dos membros, desânimo e falta de apoio pelos professores.

A primeira coisa a ser feita foi levantar os motivos da imagem ruim e suas conseqüências.

Ao assumir a diretoria, a primeira coisa foi elaborar estratégias para mudar o quadro vivido até então pela empresa.
Seria um processo trabalhoso, e eu não queria que aquilo se perdesse com o tempo. Decidi no final daquele ano escrever um case no final da minha gestão.

Passaram meses e muitos assuntos para case surgiram.
Elaborei o documento e o resultado está aí. O case de Marketing: Posicionamento da Marca no meio acadêmico “Estratégias de Branding para melhoria da imagem da empresa entre o MEJ, professores e alunos” foi escolhido e apresentado no V InternEJ.


Apresentação do Case de Marketing, no V InternEJ
Mais uma meta cumprida e fico muito feliz em ter feito mais essa contribuição à empresa.
Passamos por um processo longo, que ainda não terminou, mas já rendeu bons frutos.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

ArchiCAD para profissionais

Uma das grandes parcerias feitas pela Tetu esse ano foi com o graduando Bruno Sitta. 
Em maio foi ministrado curso de ArchiCAD básico, em duas turmas, para os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.
A procura foi grande e a Tetu já estuda repetir o curso em breve e já pensa em oferecer nível intermediário.

Nesse experiência de oferecer curso sobre um software que tem chamado tanta atenção do meio, a Tetu quer terminar o ano ampliando suas parcerias.


Em novembro e dezembro será promovido o curso de ArchiCAD para profissionais.

Na última vez que o curso foi realizado diversos profissionais ficaram interessados. Após pesquisa de mercado realizada, vimos a possibilidade de oferecer uma turma ainda este ano.

É uma oportunidade que a Tetu oferece à comunidade profissional da área de Arquitetura de ampliar seu repertório e conhecer esse software que já é amplamente utilizado por grandes escritórios.

Esse curso é mais um passo da empresa de se aproximar da comunidade que está relacionada à sua área de atuação. Vimos assim a oportunidade de integração e de fomento de novas parcerias.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Balanço de Aniversário



Tetu 5 anos
Vivendo um processo de autoconhecimento

Em 2005, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo procuravam uma maneira de aplicar, na prática, o conhecimento adquirido na graduação. Um modelo ainda desconhecido entre alunos e professores foi aplicado, o modelo Empresa Júnior.
Com apoio acadêmico, foi fundada a Empresa Júnior de Arquitetura e Urbanismo – Tetu. Seu objetivo era fomentar o aprendizado em outras áreas do conhecimento e produzir projetos arquitetônicos e urbanísticos para quem não pudesse arcar com os custos de um profissional formado.
As primeiras gestões implantaram e consolidaram a empresa junto ao curso, e se esforçaram para legalizá-la sob nome Associação Júnior de Soluções Arquitetônicas e alinhá-la ao modelo do Movimento Empresa Júnior (MEJ). Porém, sem apoio nesse sentido e sem experiência em gestão, muitos foram os trabalhos e “retrabalhos” feitos sem alcançar objetivos consistentes.
A Tetu viveu uma época de instabilidade. Seu objetivo não era claro, suas metas não estavam bem delineadas e havia desinteresse por parte dos alunos do curso. Mesmo passando por essa situação, sempre havia clientes. Com a renovação ocorrida na gestão de 2008 e diante do potencial da empresa júnior, a Tetu foi regularizada no âmbito legal e regimental da instituição. Foi o primeiro passo de uma fase de crescimento, profissionalização e alinhamento com o MEJ.
Assim, a Tetu começou a mudar seu foco. Seu papel foi percebido como além de oferecer “estágios”, oportunidades para os alunos projetarem. A Tetu era uma empresa de verdade e precisava formar seu corpo executivo para gerenciá-la. A experiência oferecida pela empresa júnior não é apenas de projeto, mas também de administração, nas mais diversas áreas. Com essa visão, o corpo executivo da empresa ganhou um novo gás. Queríamos nos destacar, ampliar a qualidade dos nossos serviços.
No último ano, o envolvimento com o Movimento Empresa Júnior contribuiu para aumentar a visibilidade da empresa na UFV e foi um grande apoio no momento de reestruturação administrativa. A gestão de 2010 trouxe nova visão e perspectiva para a empresa.
Todas essas mudanças já estão gerando resultados. O número de pessoas interessadas em fazer projetos pela empresa, e a quantidade de alunos inscritos no processo de trainee deste ano cresceu. Isso reflete o aumento da confiança e da credibilidade do modelo júnior no curso de Arquitetura e Urbanismo. Ampliamos o número de projetos realizados e implantamos projetos de responsabilidade social. Fizemos parceria com o Laboratório de Práticas Jurídicas e aumentamos o número de parceiros empresariais. Contamos com o apoio, fortalecido, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, que nos cedeu espaço para a sede e contribui com as ações institucionais necessárias.
Comemoramos cinco anos com a perspectiva de muitos mais. Temos muito a fazer, mas acreditamos estar no caminho certo. Queremos reformular nossa estrutura, buscar certificações de qualidade. Continuamos a capacitar nossos membros e objetivamos ampliar nossa visibilidade não só no cenário viçosense, mas, também, na esfera regional. Buscamos, cada vez mais, o desenvolvimento pessoal e profissional de cada pessoa que passa pela empresa.