sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Nova Diretoria - Tetu 2011

As empresas juniores tem em comum a rotatividade de seus membros. Após a gestão, que no caso da Tetu é de um ano, a diretoria muda. Entram novos membros, alguns mudam de cargo e outros saem.

Gestão 2010

Em agosto foi aberto o edital de trainee. O processo de trainee contempla formação e seleção de novos membros. Do grupo de alunos interessados em fazer parte da empresa júnior sairá os novos membros executivos.

O processo de trainee terminou em outubro e desde então começaram os preparativos para troca de gestão: balanço da diretoria atual e plano de ação da nova diretoria.

Os atuais membros tiveram a chance de se recandidatar e mudar de cargo. Assim aconteceu.

Para a diretoria ser validada, após votação interna a nova diretoria é apresentada aos associados em Assembleia Geral para aprovação. Após isso está eleita a nova diretoria.

Sai a Gestão 2010 e entra a Gestão 2011. Sejam bem vindos!

Gestão 2011
E a Tetu 2011 é:

Presidente: Carla Paim
Diretora Administrativo-Financeira: Silmara Abreu
Gerente Administrativo- Financeira: Luísa Marques
Gerente Administrativo-Financeiro: Marcelo Leite
Diretora de Qualidade: Gabriela Rodrigues
Gerente de Qualidade: Bruno Hummel
Diretora de Marketing: Maria Theresa
Diretora de Relações Públicas: Áurea Dayse 
Gerente de Relações Públicas: Flávia Frias
Diretora de Gestão de Pessoas: Nívea Maria Araújo
Gerente de Gestão de Pessoas: Gelsner
Diretora de Projetos: Renata Neves
Gerente de Projetos: Thuany Araújo
Gerente de Projetos: Victor Hugo
Gerente de Projetos: Laís Araújo

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Case de Marketing

Quando entrei para a Tetu em 2009 havia muitos problemas relacionados a imagem da empresa.
Uma imagem ruim gerava baixa procura, baixa expectativa dos membros, desânimo e falta de apoio pelos professores.

A primeira coisa a ser feita foi levantar os motivos da imagem ruim e suas conseqüências.

Ao assumir a diretoria, a primeira coisa foi elaborar estratégias para mudar o quadro vivido até então pela empresa.
Seria um processo trabalhoso, e eu não queria que aquilo se perdesse com o tempo. Decidi no final daquele ano escrever um case no final da minha gestão.

Passaram meses e muitos assuntos para case surgiram.
Elaborei o documento e o resultado está aí. O case de Marketing: Posicionamento da Marca no meio acadêmico “Estratégias de Branding para melhoria da imagem da empresa entre o MEJ, professores e alunos” foi escolhido e apresentado no V InternEJ.


Apresentação do Case de Marketing, no V InternEJ
Mais uma meta cumprida e fico muito feliz em ter feito mais essa contribuição à empresa.
Passamos por um processo longo, que ainda não terminou, mas já rendeu bons frutos.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

ArchiCAD para profissionais

Uma das grandes parcerias feitas pela Tetu esse ano foi com o graduando Bruno Sitta. 
Em maio foi ministrado curso de ArchiCAD básico, em duas turmas, para os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.
A procura foi grande e a Tetu já estuda repetir o curso em breve e já pensa em oferecer nível intermediário.

Nesse experiência de oferecer curso sobre um software que tem chamado tanta atenção do meio, a Tetu quer terminar o ano ampliando suas parcerias.


Em novembro e dezembro será promovido o curso de ArchiCAD para profissionais.

Na última vez que o curso foi realizado diversos profissionais ficaram interessados. Após pesquisa de mercado realizada, vimos a possibilidade de oferecer uma turma ainda este ano.

É uma oportunidade que a Tetu oferece à comunidade profissional da área de Arquitetura de ampliar seu repertório e conhecer esse software que já é amplamente utilizado por grandes escritórios.

Esse curso é mais um passo da empresa de se aproximar da comunidade que está relacionada à sua área de atuação. Vimos assim a oportunidade de integração e de fomento de novas parcerias.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Balanço de Aniversário



Tetu 5 anos
Vivendo um processo de autoconhecimento

Em 2005, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo procuravam uma maneira de aplicar, na prática, o conhecimento adquirido na graduação. Um modelo ainda desconhecido entre alunos e professores foi aplicado, o modelo Empresa Júnior.
Com apoio acadêmico, foi fundada a Empresa Júnior de Arquitetura e Urbanismo – Tetu. Seu objetivo era fomentar o aprendizado em outras áreas do conhecimento e produzir projetos arquitetônicos e urbanísticos para quem não pudesse arcar com os custos de um profissional formado.
As primeiras gestões implantaram e consolidaram a empresa junto ao curso, e se esforçaram para legalizá-la sob nome Associação Júnior de Soluções Arquitetônicas e alinhá-la ao modelo do Movimento Empresa Júnior (MEJ). Porém, sem apoio nesse sentido e sem experiência em gestão, muitos foram os trabalhos e “retrabalhos” feitos sem alcançar objetivos consistentes.
A Tetu viveu uma época de instabilidade. Seu objetivo não era claro, suas metas não estavam bem delineadas e havia desinteresse por parte dos alunos do curso. Mesmo passando por essa situação, sempre havia clientes. Com a renovação ocorrida na gestão de 2008 e diante do potencial da empresa júnior, a Tetu foi regularizada no âmbito legal e regimental da instituição. Foi o primeiro passo de uma fase de crescimento, profissionalização e alinhamento com o MEJ.
Assim, a Tetu começou a mudar seu foco. Seu papel foi percebido como além de oferecer “estágios”, oportunidades para os alunos projetarem. A Tetu era uma empresa de verdade e precisava formar seu corpo executivo para gerenciá-la. A experiência oferecida pela empresa júnior não é apenas de projeto, mas também de administração, nas mais diversas áreas. Com essa visão, o corpo executivo da empresa ganhou um novo gás. Queríamos nos destacar, ampliar a qualidade dos nossos serviços.
No último ano, o envolvimento com o Movimento Empresa Júnior contribuiu para aumentar a visibilidade da empresa na UFV e foi um grande apoio no momento de reestruturação administrativa. A gestão de 2010 trouxe nova visão e perspectiva para a empresa.
Todas essas mudanças já estão gerando resultados. O número de pessoas interessadas em fazer projetos pela empresa, e a quantidade de alunos inscritos no processo de trainee deste ano cresceu. Isso reflete o aumento da confiança e da credibilidade do modelo júnior no curso de Arquitetura e Urbanismo. Ampliamos o número de projetos realizados e implantamos projetos de responsabilidade social. Fizemos parceria com o Laboratório de Práticas Jurídicas e aumentamos o número de parceiros empresariais. Contamos com o apoio, fortalecido, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, que nos cedeu espaço para a sede e contribui com as ações institucionais necessárias.
Comemoramos cinco anos com a perspectiva de muitos mais. Temos muito a fazer, mas acreditamos estar no caminho certo. Queremos reformular nossa estrutura, buscar certificações de qualidade. Continuamos a capacitar nossos membros e objetivamos ampliar nossa visibilidade não só no cenário viçosense, mas, também, na esfera regional. Buscamos, cada vez mais, o desenvolvimento pessoal e profissional de cada pessoa que passa pela empresa.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Workshop Tetu

A idéia de fazer um evento de comemoração para os 5 anos da Tetu surgiu em setembro de 2009.
A idéia evoluiu, a gestão mudou, o tempo passou, e há 8 meses a diretoria da Tetu começou a organizar o evento ocorrido dia 27 de outubro.

A idéia era promover um evento de formação diferenciado, que resumisse o objetivo da Tetu e terminasse com um momento de confraternização entre alunos, professores e parceiros.

Oficina Lendo a Cidade
A proposta era fazer um evento grande, organizado para metade dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Oficinas, palestras e mesa redonda.

A temática? Vivência profissional em Arquitetura e Urbanismo.

Queríamos levar aos alunos uma leitura da vida profissional, com opinião e visão de profissionais de diferentes áreas do meio. Pluralidade.
Oficina Acabamento de Obras
Escolher o tema das oficinas de acordo com o desejo dos alunos.
Assuntos pouco explorados.
O objetivo das oficinas foi instigar, apresentar, fomentar a curiosidade sobre o assunto.

Oficina Interiores
A oficina de Patrimônio aconteceu na Estação Ferroviária e contou com a presença de professores convidados e da nova chefe do Departamento de Cultura e Patrimônio de Viçosa

A oficina Acabamento de Obras apresentou detalhes da construção e da fase de acabamento, que só a experiência faz conhecer.

A oficina Lendo a Cidade promoveu discussões e a análise da cidade de Viçosa com um olhar mais apurado.

A oficina Interiores instigou a observação de detalhes de projetação que são às vezes esquecidos. Visitar uma loja de mobiliário com mais consciência ajuda visualizar o resultado.

Ciclo de palestras no auditório do Centreinas

A tarde aconteceu o ciclo de palestras: Emprrendedorismo na Arquitetura, IAB/CAU e Escritório de Arquitetura. Foram convidadas pessoas diretamente envolvidas com o tema para apresentar esses assuntos que tanto interessam aos arquitetos.

Público presente na Mesa Redonda
 A noite aconteceu a mesa redonda, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
Um momento de reencontrar colegas, ex-alunos e conversar sobre os caminhos que são apresentados ao arquiteto recém formado.
Convidados da Mesa Redonda: ex-alunos, profissionais de diferentes áreas
Os convidados atuam hoje em diferentes áreas, trabalhando com projetos arquitetônicos, consultorias culturais, design gráfico...
Pose-se observar a diversidade do leque apresentado ao Arquiteto e Urbanista. Nessa parte do Workshop foi apresentada apenas uma parte desse leque.

Numa conversa informal foi hora de tirar dúvidas e conversar sobre o cotidiano profissional e tirar um pouco dos medos da formatura.

Coquetel de confraternização
Finalizando o Workshop Tetu, aconteceu coquetel de confraternização no hall do DAU. Comida, bebida, música e bate-papo.
Foi hora de interagir e conversar sobre esse dia com tantas opções.

Gestão Tetu - Transição 2010/2011
Dia 27 também foi o dia da apresentação da nova identidade da Tetu.
Novo logo, novo material publicitário, novas ferramenas online e em breve novos canais da diálogo.
A Tetu apresenta uma cara nova, efetivando uma nova posição de qualificação e profissionalização.

Depois de tantos meses de trabalho, é muito bom ver que o evento deu tão certo.
Quem sabe não venha um Workshop Tetu II por aí?

domingo, 17 de outubro de 2010

Divulgação do Workshop

A divulgação para o Workshop Tetu foi pensada para acontecer em quatro fases.

A primeira fase foi de pré divulgação.
No final de outubro, antes do feriado de aniversário da cidade, a campanha foi lançada com o objetivo de despertar curiosidade e interesse.
Com poucas informações, foram fixados cartazes e equipamentos publicitários no Departamento de Arquitetura.
O objetivo nesse momento era avisar que o Workshop iria acontecer, mas sem dar muitas informações.

Na segunda fase, todo material publicitário do Workshop foi divulgado.
Publicidade na forma de cartazes grandes e médios, além de banner no Orkut, Twitter e Blog.
Nessa etapa de divulgação as inscrições foram abertas.

Sede da Tetu -DAU
A terceira fase de divulgação teve destaque para o marketing direto.
Avisos foram dados em todas turmas do curso e foram distribuídos panfletos.
A todos alunos foi enviado e-mail.
Com o objetivo de envolver os professores, houveram conversas com os principais docentes a respeito do evento. Isso foi importante pois o Workshop será considerado período letivo para algumas disciplinas, e para tal ele deveria ser bem justificado.

Essa fase de divulgação antecede o encerramento das inscrições, sento mais enfática a publicidade.

A quarta e última fase de divulgação não tem o objetivo de angariar inscrições, mas sim ganhar apoio dos parceiros e divulgar a empresa.
Nessa etapa será feia apresentação do evento no meio do MEJ -UFV e serão feitos convites especiais de participação a parceiros e outras pessoas físicas e instituições.

Acredito que essa tenha sido a campanha mais bem montada para um evento da empresa, porém foi prejudicada por dois feriados quase consecutivos.

A campanha tende a refletir o nível do evento: Sério, profissional e diferente de tudo que já foi feito pela Tetu.

domingo, 3 de outubro de 2010

5 anos

Quando iniciávamos o processo de troca de gestão, lá em setembro de 2009, definimos metas e traçamos percurso para tal.
Assumimos o compromisso de profissionalizarmos a empresa e qualificarmos nossos serviços.

Havia descrédito dos professores e alunos quanto à empresa.
Queríamos mudar o cenário.

Analisamos nosso problemas e definimos as prioridades.
Não seria possível fazer tudo em apenas um ano, mas precisávamos começar.


Cada diretoria se empenhou em mudar o cenário existente.

A Diretoria de Marketing teve como compromisso estreitar laços, fortalecer relações e mudar a imagem da empresa.

Um ano depois, os resultados são extremamente satisfatórios.
Uma grande mudança aconteceu, não somente internamente na empresa, mas externamente em relação à imagem da marca.
A Tetu que é apresentada hoje tem uma imagem mais séria, devido a tranparência de compromisso assumida por seus gestores.

Coroando todo esse processo, que ainda não terminou, lançaremos nova identidade visual da empresa este mês.
Um momento aguardado por todos.
Essa mudança é o que transparecerá mais fortemente as mudanças que estão acontecendo.

Esperamos promover maior visibilidade da empresa e levantar a auto-estima dos membros.
Que venha o próximo passo.