domingo, 17 de outubro de 2010

Divulgação do Workshop

A divulgação para o Workshop Tetu foi pensada para acontecer em quatro fases.

A primeira fase foi de pré divulgação.
No final de outubro, antes do feriado de aniversário da cidade, a campanha foi lançada com o objetivo de despertar curiosidade e interesse.
Com poucas informações, foram fixados cartazes e equipamentos publicitários no Departamento de Arquitetura.
O objetivo nesse momento era avisar que o Workshop iria acontecer, mas sem dar muitas informações.

Na segunda fase, todo material publicitário do Workshop foi divulgado.
Publicidade na forma de cartazes grandes e médios, além de banner no Orkut, Twitter e Blog.
Nessa etapa de divulgação as inscrições foram abertas.

Sede da Tetu -DAU
A terceira fase de divulgação teve destaque para o marketing direto.
Avisos foram dados em todas turmas do curso e foram distribuídos panfletos.
A todos alunos foi enviado e-mail.
Com o objetivo de envolver os professores, houveram conversas com os principais docentes a respeito do evento. Isso foi importante pois o Workshop será considerado período letivo para algumas disciplinas, e para tal ele deveria ser bem justificado.

Essa fase de divulgação antecede o encerramento das inscrições, sento mais enfática a publicidade.

A quarta e última fase de divulgação não tem o objetivo de angariar inscrições, mas sim ganhar apoio dos parceiros e divulgar a empresa.
Nessa etapa será feia apresentação do evento no meio do MEJ -UFV e serão feitos convites especiais de participação a parceiros e outras pessoas físicas e instituições.

Acredito que essa tenha sido a campanha mais bem montada para um evento da empresa, porém foi prejudicada por dois feriados quase consecutivos.

A campanha tende a refletir o nível do evento: Sério, profissional e diferente de tudo que já foi feito pela Tetu.

domingo, 3 de outubro de 2010

5 anos

Quando iniciávamos o processo de troca de gestão, lá em setembro de 2009, definimos metas e traçamos percurso para tal.
Assumimos o compromisso de profissionalizarmos a empresa e qualificarmos nossos serviços.

Havia descrédito dos professores e alunos quanto à empresa.
Queríamos mudar o cenário.

Analisamos nosso problemas e definimos as prioridades.
Não seria possível fazer tudo em apenas um ano, mas precisávamos começar.


Cada diretoria se empenhou em mudar o cenário existente.

A Diretoria de Marketing teve como compromisso estreitar laços, fortalecer relações e mudar a imagem da empresa.

Um ano depois, os resultados são extremamente satisfatórios.
Uma grande mudança aconteceu, não somente internamente na empresa, mas externamente em relação à imagem da marca.
A Tetu que é apresentada hoje tem uma imagem mais séria, devido a tranparência de compromisso assumida por seus gestores.

Coroando todo esse processo, que ainda não terminou, lançaremos nova identidade visual da empresa este mês.
Um momento aguardado por todos.
Essa mudança é o que transparecerá mais fortemente as mudanças que estão acontecendo.

Esperamos promover maior visibilidade da empresa e levantar a auto-estima dos membros.
Que venha o próximo passo.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Boletim 3

Saiu a terceira edição do Boletim da Tetu.
Começando uma série de mudanças.

O Boletim surgiu como proposta dos professores e foi abraçado pela diretoria executiva. 
Assim como esse blog, o Boletim tem o objetivo de mostrar o que os membros estão fazendo.

Não é para divulgar os serviços da empresa, nem atrair a atenção dos alunos; seu objetivo principal é mostrar o processo de formação e aprendizado que os alunos, membros da diretoria, tem.

A Diretoria de Marketing é a responsável.
A cada três meses é feito um balanço das principais atividades da empresa e do tema mais abordado.
Depois dessa análise cada diretoria faz um balanço de suas principais atividades. 

No boletim é colocado um balanço parcial, com objetivos a serem alcançados.
É a maneira encontrada pela Tetu de manter um diálogo entre o Departamento de Arquitetura e seus membros..

O destaque do terceiro boletim são os 5 anos da Tetu.
Nas próximas semanas uma campanha abordará o assunto, com o objetivo de estreitar os laços entre o DAU e a EJ de Arquitetura.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Nova sede

Nossa antiga sede era, junto com a Civil Júnior, no anexo de uma casa na Vila Gianetti. Um espaço cedido pelo DAU que nos serviu por mais de um ano.
Usávamos o espaço para guardar documentos e realizar nossas reuniões, porém seu uso como escritório nunca foi efetivado.

No início do ano tivemos que nos mudar.
Desde então buscamos, junto ao DAU, um novo espaço.

A necessidade de um espaço para realizar nossas atividades é clara. Precisamos de estrutura adequada de apoio.
Assim, no mês de julho o chefe do departamento sinalizou a cessão de parte do espaço do CEDOC para nosso uso.

Organização do espaço da nova sede


Uma sala grande, que vamos dividir com o depósito do departamento e com o Centro de Documentação.
Organizamos o lugar e já estamos nos mobilizando para adequar tudo às nossas necessidades.

O grande diferencial da nova sede é a localização. Agora estamos no prédio do DAU, próximo dos professores e alunos,uma referência para os clientes.

Em breve estará tudo pronto.
Nosso planos é que no próximo ano a Tetu esteja funcionando plenamente no novo endereço.
Estamos dando passos largos para nos desenvolver cada vez mais.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Campanha Trainee

O processo de trainee compreende a um período de treinamento em que o aluno ainda não é membro executivo da empresa, porém ele é candidato a isso.

A Tetu tem buscado melhorar o seu processo de trainee, dando um enfoque maior ao movimento júnior, passando depois para uma sondagem na área de interesse, para só então direcionar o futuro membro a uma área específica.

Cartaz da campanha de trainee 2010

A Diretoria de Marketing esse ano buscou enfocar o processo de trainee como uma oportunidade de conhecer o Movimento Empresa Júnior e se auto-conhecer.

Assimilamos características que competem a um empresário júnior durante a campanha. Buscamos dessa maneira estimular uma reflexão e já esclarecer o que é necessário.

Quisemos também fazer uma campanha desvinculada da marca da empresa, já visando substituição da mesma.
A campanha publicitária foi pensada para passar uma imagem qualificada, porém com informalidade, controlada.

A campanha de trainee é a segunda maior campanha da Tetu, juntamente com a campanha de associação.
Foram feitas ações pontuais de divulgação em cada turma, distribuição de folders, que tinham o objetivo de que o aluno fosse para casa ainda refletindo sobre o assunto.
Fizemos plantões no DAU, para prestarmos esclarecimentos, e abordagens corpo-a-corpo.

O resultado veio ao final do período de inscrição.
Em 2009 foram duas semanas de campanha e 10 inscritos. Em 2010 foi uma semana e 18 inscritos.
Ficou claro que maior prazo não é sinônimo de maior número de inscrições.

Para o tamanho do curso de Arquitetura, o número de inscritos foi muito satisfatório.
Ficou evidente que a campanha deu o resultado esperado. Quem tinha alguma dúvida sobre a empresa, era sinal que por ela se interessa. Nós tentamos capturar esse interesse.

Primeiro dia do processo de trainee - 21 de agosto

O resultado está ai.
Serão três meses de processo.
O trabalho não termina aqui. Temos que fortalecer a identidade da empresa e estimular a participação.

Mas estamos no caminho certo.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Divulgação 2010/2

Mural da Tetu no DAU, após substituição do material gráfico

Início de semestre é hora de dar aquela revisada no mural da empresa.

No início do ano foi fechado as funções do mural da empresa: divulgar a Tetu, o Movimento Empresa Júnior (MEJ), divulgar estágios e eventos.

Nessa troca de conteúdo, desse semestre, colocamos textos menores, e mais diretos.
Continuamos divulgando a equipe da empresa, pois identificar a Tetu em cada um de seus membros é importante para a identidade junto aos alunos.

Passamos a colocar o símbolo das instituições a que estamos ligados: UFV, DAU (de maneira institucional) Centeve e Ceempre (de modo organizacional).

A novidade é a divulgação da nossa primeira campanha de RSE.
Responsabilidade Social de Empresas é um foco do MEJ.
Nossa primeira campanha foi elaborada durante maio e aconteceu em junho. Contou com a organização de 6 EJ's e teve um resultado maior que o esperado.
Conseguimos ajudar 6 entidades e duas comunidades rurais.

Já estamos planejando a próxima ação de RSE e em breve teremos uma exclusiva Tetu.

_______

Não é só projetos e estágios que oferecemos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ENEJ Bahia

Em meio as dificuldades de aprender a fazer coisas fora do seu cotidiano, existem bolsões de ar que lhe fazem dizer "Vale a pena".



No último ano tenho tentado aproximar a Tetu do Movimento Empresa Júnior (MEJ).
São estudantes da UFV, do estado, do Brasil, do mundo todo, unidos para se apoiarem e se ajudarem. Dar força num todo.
E que todo!

Os números do MEJ são enormes. Centenas de empresas, milhares de empresários juniores, milhões de movimentação finaceira.
Ser empresário júnior é mexer com a realidade.
Lidar com clientes, rede de contatos, burocracia, equipe, gestão, administração...

Minha grande lição é ver que a dificuldade existe para todas empresas. Não existe nenhuma perfeita.
Umas são melhores num área, outras em outra.
O MEJ serve pra que a integração aconteça e que os complementares se apoiem mutuamente e perante a sociedade.

Parte do grupo da UFV em palestra no ENEJ Bahia 2010

O Encontro Nacional de Empresas Juniores colocou gente de toda parte do país, numa super estrutura de organização, na Costa do Sauípe por 5 dias.

Palestras, cases, seminários, painel, muita troca de informação, network e confraternização.
É gente como a gente que consegue se superar e se destacar.

Idéias, sonhos, planos... Revigorado.
O importante é saber pra onde ir e ter algo que lhe aponte o rumo.
O MEJ é isso.